sexta-feira, 18 de março de 2011

Breve trajetória de um ilustre paraibano

A Paraíba sempre se notabilizou pela riqueza de seus encantos, a pujança de suas artes e a postura altiva diante dos grandes problemas nacionais, prova disso foi a participação no episódio que culminou na chamada revolução de 1930. Terra de gente forte, diria Euclides da Cunha, povo acolhedor e celeiro de grandes homens e mulheres, a pequenina sempre se agigantou diante da competição desigual perante estados maiores e bem mais ricos do eixo sul/sudeste.

A ousadia ‘tabajara’ foi tamanha que pinçou na terra do ‘padre Rolim’ aquele que mais tarde chegaria aos mais altos pícaros da maior cooperativa de trabalho médico do mundo. Cajazeiras foi berço, João Pessoa o esteio e a Paraíba o habitat de uma das maiores reservas do Sistema Nacional Unimed.
Reginaldo Tavares de Albuquerque é o nome do ilustre filho que projetou a Paraíba para o Brasil e o mundo. E Neste dia 23 de março, oportunidade em que festeja mais uma data natalícia, ousamos em contar um pouco dos seus feitos, seja como médico, servidor, dirigente público e político, e, sobretudo, lider do Sistema Unimed, sem, claro, esquecer o lado humano deste que é um dos mais importantes personagens da história contemporânea do estado.
Reginaldo carrega o sobrenome Tavares, de tradicional família paraibana. Formado em medicina pela UFPB, atuou fortemente no setor, sendo uma das referências em ginecologia e obstetrícia na Capital e em todo o estado. O tirocínio administrativo aguçado o fez compartilhar a profissão com a gestão pública, tanto assim que ocupou diversos cargos, tendo sido o dirigente de maior tempo à frente do antigo INAMPS.
A Política, por mais que o ‘sangue’ corresse em suas veias, veio por gravidade muito mais pela representatividade do nome, naquela época (1995) conhecido e reconhecido nacionalmente pelos feitos no Sistema Unimed. Foi desta forma que o filho de dona Honorina chegou ao cargo de vice-prefeito de João Pessoa na chapa de Cícero Lucena, numa eleição emocionante e que até hoje pulsa forte na mente e nos corações dos pessoenses.
O reconhecimento nacional do primogênito da cidade que ensinou a Paraíba ler veio por intermédio do cooperativismo médico. Reginaldo Tavares de Albuquerque foi um dos timoneiros daquela que mais tarde seria a maior cooperativa de trabalho médico do mundo. Entusiasta do segmento cooperativista, Tavares ajudou a fundar a primeira Unimed das regiões Norte e Nordeste. Contribuiu decisivamente para o crescimento do sistema, com passagens marcantes pela Unimed João Pessoa, Federação da Paraíba e Confederação Norte/Nordeste, cooperativa que ajudou a fundar, expandir e consolidar. Foi além, e como todo entusiasta que acredita na sua missão, chegou ao topo presidindo a Unimed do Brasil, tendo sob seu comando médicos de todo o país, elevando e engrandecendo o nome da Paraíba por todo o país e, porque não dizer do mundo.
A trajetória exitosa e de sucesso desse ilustre personagem da história paraibana vai além do homem público e de negócios. O atual presidente da Confederação das Unimeds Norte/Nordeste é também uma pessoa dedicada à família e aos amigos. Marido, companheiro, pai, avô, irmão, filho, amigo leal e justo, enfim... Muitos atributos podem ser conferidos a esse ilustre filho de Cajazeiras.
O atrevimento desse breve relato é um dever para com a minha consciência, diante do carinho e do respeito que tanto guardo para com Doutor Reginaldo. Chefe, líder, amigo, pai (para mim um segundo pai), pessoa por quem guardo o melhor dos meus sentimentos e que faço questão de reafirmar a mais profunda admiração, ratificando o compromisso de sempre estar ao seu lado. E se o homem é do tamanho de seus sonhos, penso que seguir a orientação de alguém como Reginaldo Tavares de Albuquerque é sonhar alto com uma vida de conquistas e vitórias, marcas indeléveis desse ilustre paraibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário