Jornalista, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), formado em Direito pela Faculdade de Ensino Superior da Paraíba (FESP). Com passagens pelo radiojornalismo, onde atuou como produtor, repórter, editor e apresentador, especializou-se em assessoria de comunicação e atualmente é gestor de Comunicação e Marketing da Unimed Norte/Nordeste.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Turismo não é prioridade
A atividade turística tem crescido sem sobressaltos em todo o mundo, com satisfatória particularidade no Brasil, especialmente nos estados nordestinos. Primeiro foram Ceará e a Bahia, e agora o Rio Grande do Norte. Investimentos em infra-estrutura e muita propaganda (qualitativa e quantitativa) tem dado o tom dessa nova indústria, responsável por geração de muita renda e empregos, sem falar de outros dividendos oriundos dela.
Na contramão da história, ao deixar de lado tudo que vinha sendo feito nos últimos anos, a atual administração estadual, a despeito de qualquer investimento no turismo, tem desperdiçado boa parte dos fartos recursos de publicidade para alimentar uma briga fratricida contra a prefeitura de João Pessoa, na tentativa de “chamuscar” a boa imagem do prefeito Ricardo Coutinho (PSB).
Uma pesquisa da Federação do Comércio revela que o Governo do Estado investe pouco ou quase nada na promoção do turismo paraibano. De acordo com a pesquisa, o item propaganda é o mais fraco para atração de turistas, o que mostra que algo ou muita coisa não caminha bem na Paraíba.
Conforme o Blog do amigo Luís Torres, a pesquisa completa e extremamente sinalizadora feita pela Federação do Comércio revela particularidades do Turismo na Paraíba. Abaixo, alguns itens:
1 – 97% dos turistas entrevistados revelaram que vão indicar a Paraíba como destino turístico;
2- 94% garantiram que vão voltar ao nosso Estado;
3- 88% disseram que lazer foi o motivo da visita à Paraíba, mas apenas 1% disseram que vieram a negócios/trabalho e 0,5% para eventos. O que revela a fragilidade da economia paraibana e a carência do segmento do turismo de eventos;
4 – O dado mais relevante e que deve servir como balizador das ações das autoridades que lidam com o turismo na Paraíba: 57% dos turistas disseram que chegaram a João Pessoa pela propaganda “boca a boca”, ou seja, indicação de amigos e familiares. Indicação de agências de viagens somam apenas 6%. E a Propaganda realizada pelo governo é responsável apenas pela visitação 3,7% dos turistas.
Ou seja, por mais que o setor tenha crescido, a Paraíba ainda patina na divulgação externa do Estado como destino turístico, ou melhor, desperdiça grande oportunidade de acompanhar a maré boa da indústria do turismo no Nordeste, comprovando o tiro n’água da atual administração estadual, daí a necessidade urgente e premente de se rever o atual tratamento dispensado a um setor tão importante, ou que deveria ser para nossa economia.
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