sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Turismo não é prioridade


A atividade turística tem crescido sem sobressaltos em todo o mundo, com satisfatória particularidade no Brasil, especialmente nos estados nordestinos. Primeiro foram Ceará e a Bahia, e agora o Rio Grande do Norte. Investimentos em infra-estrutura e muita propaganda (qualitativa e quantitativa) tem dado o tom dessa nova indústria, responsável por geração de muita renda e empregos, sem falar de outros dividendos oriundos dela.

Na contramão da história, ao deixar de lado tudo que vinha sendo feito nos últimos anos, a atual administração estadual, a despeito de qualquer investimento no turismo, tem desperdiçado boa parte dos fartos recursos de publicidade para alimentar uma briga fratricida contra a prefeitura de João Pessoa, na tentativa de “chamuscar” a boa imagem do prefeito Ricardo Coutinho (PSB).

Uma pesquisa da Federação do Comércio revela que o Governo do Estado investe pouco ou quase nada na promoção do turismo paraibano. De acordo com a pesquisa, o item propaganda é o mais fraco para atração de turistas, o que mostra que algo ou muita coisa não caminha bem na Paraíba.

Conforme o Blog do amigo Luís Torres, a pesquisa completa e extremamente sinalizadora feita pela Federação do Comércio revela particularidades do Turismo na Paraíba. Abaixo, alguns itens:

1 – 97% dos turistas entrevistados revelaram que vão indicar a Paraíba como destino turístico;

2- 94% garantiram que vão voltar ao nosso Estado;

3- 88% disseram que lazer foi o motivo da visita à Paraíba, mas apenas 1% disseram que vieram a negócios/trabalho e 0,5% para eventos. O que revela a fragilidade da economia paraibana e a carência do segmento do turismo de eventos;

4 – O dado mais relevante e que deve servir como balizador das ações das autoridades que lidam com o turismo na Paraíba: 57% dos turistas disseram que chegaram a João Pessoa pela propaganda “boca a boca”, ou seja, indicação de amigos e familiares. Indicação de agências de viagens somam apenas 6%. E a Propaganda realizada pelo governo é responsável apenas pela visitação 3,7% dos turistas.

Ou seja, por mais que o setor tenha crescido, a Paraíba ainda patina na divulgação externa do Estado como destino turístico, ou melhor, desperdiça grande oportunidade de acompanhar a maré boa da indústria do turismo no Nordeste, comprovando o tiro n’água da atual administração estadual, daí a necessidade urgente e premente de se rever o atual tratamento dispensado a um setor tão importante, ou que deveria ser para nossa economia.

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